Uma noite mal dormida pode custar muito caro. Veja dicas, para ter uma vida saudável e bem humorada!

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Café Com Ideias: Não existe um padrão definido para a quantidade de sono necessária para cada pessoa. Na verdade, o que conta é a qualidade e não a quantidade. Mais engano ainda comete quem pensa que umas pessoas precisam da mesma quantidade de sono que as outras, assim como a quantidade de alimentos, cada um ingere conforme à sua necessidade. Podemos sim, deduzir que uma média de sete horas e meia seja o suficiente para uma noite bem dormida. Algumas pessoas se sentem bem com cinco horas de sono, a maioria prefere oito horas de sono e uma minoria com precisa de no mínimo nove horas ou mais de sono.
Um noite bem dormida garante vários benefícios, como:
Liberação de hormônio– ajuda por exemplo as crianças a se desenvolverem mais;
Elimina o stresse– Uma boa noite de sono evita altos teores de cortisona, que contribui para o mal humor depois de uma noite em claro;
Repõe hormônios: evitando a flacidez muscular e garante o vigor físico;
Imunidade– É durante o período do sono que o corpo libera as interleucinas, substâncias que ajudam o organismo a se defender de vírus e bactérias;
Equilíbrio na alimentação– Durante o processo de repouso do sono, o organismo liberar uma maior quantidade de leptina, hormônio que controla a sensação de saciedade, evitando as velhas fugidinhas pé por pé para a geladeira durante as madrugadas;
Previne envelhecimento precoce– Ao dormir, o organismo libera radicais livres.
É bom para a memória– ao interferir na regulação térmica do cérebro, auxilia a memorizar;
Fixar informações– o sono é responsável pela fixação de informações.

Como evitar uma noite mal dormida?

Evite excessos de informações na hora de ir para a cama, principalmente problemas;
Evite cafeína na hora de ir para a cama, alimentos excitantes, como gengibre e etc;
Evite aquela espiadinha no facebook, para ver se tem algum amigo fantasminha conectado naquele horário, o mesmo ele pode pensar de você, e até voltar a dormir, vai custar um pouco;
Se tiver de acordar cedo, se programe e recompense dormindo também mais cedo;
Uma excelente forma de detectar o tempo necessário para o seu sono, é acordar todos os dias no mesmo horário e imaginar um termômetro, medindo seu humor e disposição, se não estiverem bons, tente ir mais cedo ou mais tarde para a cama;
Basta prestarmos atenção à linguagem do nosso corpo, para dar a ele um hábito de vida mais saudável, começando por um bom sono. Boa Sorte!
Claudia Menezes.

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