Discuta ideias e não pessoas! Dicas de como conviver melhor.

12-elizabeth_soares
Café Com Ideias: Ao invés de investir o tempo discutindo pessoas, seria bem mais produtivo discutir ideias e projetos. A energia utilizada para gerenciar a vida das pessoas pode ser melhor aproveitada na construção de coisas mais edificantes. .

Primeiramente devemos ter a consciência de que somos seres únicos e jamais compartilharemos as mesmas ideias das demais pessoas(os cinco dedos da mão não, são iguais). Em algum ponto e em algum momento iremos discordar delas. Então, seria ideal fazermos esta pergunta: “Por que a razão está comigo e não poderia estar com a outra pessoa? Porque sempre queremos ter razão? Este será um grande passo, para resolver qualquer nível de conflito.

Como já disse em artigos anteriores, o ser humano está em busca de ter razão, sempre. Quando existem duas pessoas discutindo algo, uma quer ter razão, isto é fato. Mas muitas vezes é melhor ser gentil que ter razão o tempo todo, já pensou nisso?

Agora se realmente precisamos discutir um determinado problema e não tiver outro jeito, se não, apontá-lo, o ideal é fazermos de forma impessoal. Podemos apontar os fatos e não as pessoas. Julgar comportamentos e não características pessoal. Como isso seria possível?

  • Ao pontuar algo, primeiramente, realce o ponto positivo da pessoa com a qual está lidando– “Você é um excelente profissional, por isso, acredito que conseguirá se tornar mais pontual daqui para a frente”. Evite o “mas” e o “só que”. Isso destrói tudo que foi construído até ali.
  • Dê credibilidade– “Eu confio em você, sei que jamais faria de maneira intencional”.
  • Busque auxiliar– “Se for preciso, conte comigo nesta mudança”.
  • Respeite sua ausência– “Jamais teça algum comentário negativo sobre a pessoa”.
  • Reconheça sempre que possível– Costumamos dar mais atenção aos pontos negativos que positivos do outro. Passe a elogiar de vez em quando, caso tenha motivo,isso fortalece a confiança.
  • A energia que gastamos ao projetarmos nosso pensamento de forma negativa ao outro é tão devassadora, quanto ao fato de travarmos uma luta corporal. O pensamento negativo nos consome de tal forma, suga nossas energias e sem contar o quanto rouba nosso precioso tempo; tempo este que poderíamos utilizar em coisas construtivas e edificantes. Isso vale para todas as áreas da vida, emocional, profissional, familiar e etc.

Então segue a dica: Antes de julgar, apontar ou mesmo acusar alguém, tente entender o que a motiva ou motivou a agir de determinada forma. Primeiramente auxilie, saiba suas dificuldades e tente auxiliá-la. Na PNL(Programação Neurolinguística) utilizamos esta regra:” Acompanhar para depois conduzir”.

Abraços,

Claudia Menezes

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Café Com Idéias com as etiquetas , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s