“Bajuladores de Plantão”! Pesquisa aponta que se for para bajular, que seja descaradamente.

QUEM USA DE BAJULAÇÃO, TAMBÉM  ENGANA

Café Com Ideias: Esta propaganda fez um enorme sucesso e vem de encontro à matéria de hoje, uma vez que falaremos sobre a tão conhecida ‘bajulação”: “Bonita camisa Fernando!”, ” A do senhor também é linda!”. Existem certos elogios que soam falsidade, por isso têm a denominação de “bajulação”, ou seja, um elogio sem fundamento e na maioria das vezes, falso. 

Os “Bajuladores de Plantão” estão por toda parte: Nas empresas, escolas, relacionamentos, família, política e etc. E por mais que muitas vezes são rejeitados, podem levar vantagens com a estratégia. Isso por que costumam encontrar pessoas que possuem o mesmo perfil e se sentem bem ao serem bajuladas.

Elogios são sempre bem vindos, afinal somos seres humanos com nossas ambições e movidos por uma certa vaidade. Mas até os elogios costumam incomodar de vez em quando, deixando quem os recebe sem jeito e em uma situação delicada, isso porque na infância aprendemos que devemos ser modestos e educados. Em um próximo post falarei sobre “Como lidar com os elogios de maneira assertiva”.

Reconhecemos os “Bajuladores de Plantão”, através de seus discursos, que costumam ser os mesmos sempre. Geralmente a pessoa bajuladora é também invejosa e que possui a auto-estima baixa. São esses os discursos:

1. Ou ela elogiará em demasia(bajulação):

” Nossa, você arrasou, brilhou, roubou a cena, babei!”

2. Ou fará comentários maldosos, sempre que tiver oportunidade, melhor dizendo, agirá com ironia:

 “Nossa, Você só não brilhou mais porque não tinha glitter!”

Existem casos e casos. Tem pessoas que costumam brincar desta forma também, é necessário filtrar e não “rotular” sem tem certeza.

Já a pessoa com auto-estima alta, tem autenticidade e não sente necessidade de sair bajulando as pessoas como o intuito de ser percebida ou mesmo recompensada. O equilíbrio faz com que ela se aceite melhor, seja realista e conquiste seus objetivos por seu esforço próprio, entusiasmo e merecimento.

Se for bajular alguém, é melhor que faça de maneira descarada, diz a matéria da revista Negócios:

“Uma pesquisa da escola de negócios da Hong Kong University of Science and Technology indica que a bajulação tem um efeito marcante no cérebro da pessoa bajulada. Mais surpreendente do que isso é a conclusão do estudo de autoria de Elaine Chan e Jaideep Sengupta: quanto mais descarada a bajulação, mais eficiente ela é. A pesquisa deu origem a um artigo no Journal of Marketing Research, intitulado Insincere Flattery Actually Works (“Bajulação insincera de fato funciona”, numa tradução literal) e rapidamente chamou a atenção da imprensa científica mundial.” (Revista Negócios Edição 37).

Abraços,

Claudia Menezes.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Café Com Idéias com as etiquetas , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a “Bajuladores de Plantão”! Pesquisa aponta que se for para bajular, que seja descaradamente.

  1. Rose Rosa diz:

    É engraçado , porque sempre conseguimos captar aquele ” bajulador de plantão ” . Ele sempre fica em evidencia .

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s