É melhor ser gentil, do que ter razão o tempo todo! Pense nisso.

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Café Com Ideias: Hoje trataremos de um tema interessante, que está presente em todos os lugares: a “Razão”. Desde os primórdios, o homem  vive em busca de ter razão; nem bem existia uma facilidade de se comunicar e lá estavam eles, os primitivos, gesticulando e se posicionando, para demonstrar poder, ou mesmo a razão. Assim também acontece no mundo animal. O King kong batendo no peito querendo sinalizar o poder. O Leão rugindo no alto da montanha e etc.

A comunicação que podemos considerar um indicador de performance das pessoas, pode ser positiva ou negativa, depende do grau de importância que damos a ela. 

Quem se comunica mal, geralmente não entende e responde mal às pessoas que se encontram ao seu redor. Comprometendo assim, relacionamentos e até projetos. A receita mágica de uma boa comunicação é antes de mais nada, o respeito ao outro. Um exemplo disso é a família e o relacionamento conjugal. A base da comunicação deve ser o amor, a emoção, o reconhecimento e o bem querer, baseados em princípios. 

Na vida profissional, a comunicação tomou um espaço considerável e se transformou em um diferencial gerencial. Onde a arma para a sobrevivência do negócio está não somente no status de Gestão Positiva, como também na competitiva e acirrada. A comunicação é a alma da excelência em uma empresa, é a razão de ser da marca, produtos, serviços e resultados, entre outros.

Por ser  a comunicação um fator imprescindível ao sucesso, em todas as áreas, é preciso muito mais que ser um bom comunicador, se fazer entender como tal. Como isso é possível? Primeiramente, como tudo na vida precisa ter um planejamento, é preciso também se preparar para um diálogo:

  1. Toda vez que for para uma “conversa”, tente entender quais são as razões que originaram a mesma;
  2. Se coloque no lugar do outro e tente entender os motivos que o cercam;
  3. Dissocie-se do “círculo de discussão”. Imagine-se dando três passos para trás e visualizando a situação por um outro ângulo, sem estar altamente associado;
  4. Tenha a certeza de que ao final, terá um resultado, bom ou ruím, e seja você o responsável por ele;
  5. Evite o “mas”, “por que”, “só que”. Prefira o “por isso”, “sendo assim”. Veja: – “Acho você uma excelente pessoa, só que, tem atitudes que me irritam.” para: -“Acho você uma excelente pessoa, por isso, vim falar com você, para não fazer um pré-julgamento.” 
  6. Prefira utilizar a estratégia do “ganha-ganha” ao invés do “ganha-perde”;
  7. Tenha em mente que é melhor ter milhares de amigos e pouquíssimos inimigos, que o contrário;
  8. Evite humilhar as pessoas, dando vazão ao orgulho e a vaidade;
  9. Esteja aberto à sugestões de melhoria e de apaziguar a situação;
  10. Separe a pessoa do problema, discuta ideias;
  11. E por fim: Evite ter razão o tempo todo. Afinal, é melhor ser gentil que ser o dono da razão.         

Abraços,

Claudia Menezes.

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4 respostas a É melhor ser gentil, do que ter razão o tempo todo! Pense nisso.

  1. Ana Soarez diz:

    eu enquanto pessoa sempre pensei assim, é melhor ser feliz do que ganhar a guerra. Tive o prazer de ler o livro ” como chegar ao sim”, Roger Fisher, e lendo agora seu blog, só reforçou a ideia de que o melhor é procurar a terceira alternativa, ou seja, aquela que será bom para todos os envolvidos e afetados pela solução escolhida.
    abraços
    Ana Soarez

  2. Reblogged this on Coisa de Executiva and commented:
    Devemos seguir 4 passos para ser um líder de atitude que divide as informações e também se impõe sem forçar sua autoridade.
    http://coisadeexecutiva.com/2014/07/16/atitudes-de-um-lider/

  3. Essa dica serve para diversas situações e relações…devemos usar isso tanto no trabalho quanto em casa ou em outros momentos, como por exemplo no trânsito. A medida de ter sempre razão nem sempre trará o retorno esperado. “Gentileza gera gentileza”.

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