Quando a censura é mais segura que o elogio.Todos deveriam ler!

images (7)

Café Com Ideias: Sempre achei interessante o fato das pessoas não se sentirem à vontade ao receberem um elogio. Na verdade, a melhor explicação para este comportamento pode ser a questão de valores, uma vez que vivemos em sociedade e temos como princípio sermos sempre modestos. Mas até que ponto vale a pena esquivar-se diante de  um elogio recebido? 

Assim como aprendemos a dizer “não” a favores ou convites, devemos também aprender a dizer “sim” ao recebermos elogios e considerações. Acredito que  para as pessoas que não tem o hábito de elogiar, seja mais difícil receber elogios.

O que geralmente dizemos quando estamos diante de um elogio:

  • “Obrigada, são seus olhos.”;
  • “Bondade sua.”;
  • “Imagina, você é muito generoso(a).”;
  • “Não sou nada disso que está dizendo.”;

O que poderíamos passar a dizer mediante aos elogios recebidos:

  • “Obrigada.”
  • “Que bom que você gostou, me sinto feliz por isso.”
  • “Sério, você notou? Que maravilha, obrigada.”

Agora, é importante saber detectar o tom  dado  ao elogio, pois muitos o utilizam com um certo “teor de ironia”, e nada melhor que ser modesto neste momento, sem contra-atacar e demonstrar irritação. Certa vez li uma frase muito assertiva e costumo colocá-la sempre em prática: “É melhor ser gentil, que ter razão.”

Tenho pouquíssimos inimigos graças a Deus, alguns são e eu nem tomo conhecimento, afinal, não depende apenas de mim; mas com os poucos inimigos que identifiquei na estrada da vida aprendi muito. Os inimigos podem nos libertar de nossas maiores limitações, com suas doses impiedosas de hipocrisia. Como diz uma grande amiga minha Juçara Neves: “Faça do limão uma limonada”, adoro! Então, sem amarguras!

Limitações? Todos os dias podemos descobrir, basta prestarmos atenção em nossas atitudes diárias, ao que dizemos e principalmente, ao que deixamos de dizer. 

O ideal mesmo é aprendermos a elogiar as pessoas e por que não aceitar os elogios também? Afinal, faz parte da vida, e quando ele chegar devemos recebê-lo com um tapete vermelho e um bom champagne. Viva la vida!

Adoro ler e reler o ensaio de Emerson: “Compensation”, no livro “A Lei do Triunfo”, que é a minha 2a bíblia e leio um trecho todos os dias, acompanhado de um delicioso “Café Com Ideias”. Veja:

“A nossa força nasce da nossa fraqueza. Somente depois que somos ferroados, espicaçados e cruelmente atingidos, desperta a nossa indignação, que se arma com forças secretas. Um grande homem está sempre desejando tornar-se pequeno. Enquanto se encontra sentado sobre os coxins da vantagem, está sempre dormindo. Quando é empurrado, atormentado, derrotado, tem uma chance para aprender alguma coisa; volta a si, à sua virilidade; adquiriu fatos; descobriu a ignorância; curou-se da loucura do orgulho; aprendeu a moderação, adquiriu a verdadeira habilidade. O homem sensato sempre se coloca do lado dos seus assaltantes. Descobrir os seus pontos fracos é mais do seu próprio interesse do que dos seus inimigos. A censura é mais segura do que o elogio. Detesto ser defendido num jornal. Enquanto sou atacado, sinto-me mais ou menos certo do êxito. Mas logo que ouço palavras melífluas de louvor, sinto-me como alguém que se achasse desprotegido diante dos seus inimigos.”

Assim como o carvão tempera o asso, é preciso nos prepararmos para a luta da vida!

Abraços,

Claudia Menezes.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Café Com Idéias com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Quando a censura é mais segura que o elogio.Todos deveriam ler!

  1. Reblogged this on Café Com Ideias and commented:

    Café Com Ideias: Por que relutamos tanto ao recebermos um elogio? Se somos resistentes a críticas, porque não nos deleitamos com os elogios? Saiba mais:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s