Como usamos a mente para enganar o corpo! Veja truques.

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Café Com Ideias: Sempre acreditei que podemos aliviar a dor, ou mesmo o medo,  quando colocamos o foco em outro momento; mas existem truques específicos para determinadas situações que eu não conhecia. Como sou curiosa e adoro estudar tudo o que está relacionado ao cérebro e ao corpo humano também, encontrei uma matéria interessante na revista Galileu de 2007(coleciono) e resolvi dividir com vocês. São truques para enganar o corpo e o cérebro, melhor dizendo, são estratégias fisiológicas capazes de driblar as situações desagradáveis nas quais o nosso organismo nos coloca, como por exemplo, o coração acelerado no primeiro encontro e aquela dor desagradável de lado quando corremos e que tenta atrapalhar a corrida. Bom então vamos as dicas:

  1. Quando a garganta arranhar, coce a orelha– Uma vez que os nervos da orelha são estimulados, cria-se um reflexo na garganta que ocasiona um espasmo muscular. Esse espasmo é responsável pelo alívio causado na garganta. Mas lembrando, este alívio pode variar de pessoa para pessoa e o tipo de coceira também pode variar.
  2. Quando tiver medo de tomar injeção, comece a tossir– Cientistas alemães descobriram que tossir no momento da aplicação de uma injeção pode diminuir a dor provocada pela agulha. Segundo os pesquisadores, “isso causa um aumento repentino e temporário na pressão exercida no peito e no canal da espinha, inibindo as estruturas condutoras da sensação de dor na medula espinhal”. Mas tem um detalhe, esta inibição é muito rápida, só para o momento da picada. Vale ainda lembrar que somente a injeção intradérmica, que gera a dor na pele pode ser suprimida por este estímulo; não surtindo o mesmo efeito para a injeção intramuscular.
  3. Quando sentir azia, mude de lado– “Estudos mostram que pacientes que dormem virados para o lado esquerdo têm menos chances de sofrer de refluxo estomacal. O estômago e o esôfago estão conectados em um determinado ângulo”. Se você dorme do lado direito, segundo a matéria, o estômago fica mais alto que o esôfago, permitindo assim, que a comida e o ácido estomacal deslizem para a garganta. Se virar para o lado esquerdo, acontece o contrário, óbvio, e a gravidade fica a seu favor. Mas atenção, dependendo do estágio, não adianta nem plantar bananeira..o melhor mesmo é procurar um médico.
  4. Quando sentir tontura- Especialmente por ter ingerido alguma bebida, coloque as duas mãos em algum lugar estável. O órgão responsável pelo equilíbrio, cóclea, flutuará em um fluído que tem a mesma densidade que o sangue. Segundo estudos, enquanto o álcool dilui o sangue no cóclea, o órgão se torna menos denso, confundindo assim o cérebro. 
  5. Quando estiver de salto alto(mulheres) e precisar caminhar até o carro ou algum lugar– Tente colocar um peso em ambas as mãos, esta dica eu pratico ha anos e garanto, o equilíbrio vem na hora. 
  6. Quando estiver correndo e sentir aquela dor do lado– Expire quando o pé esquerdo tocar o chão. A maioria das pessoas expira quando coloca o pé direito no chão, pressionando assim o fígado(que fica localizado do lado direito), repassando assim para o diafragma e produz aquela “dorzinha”. Por isso o conselho é exalar o ar, quando o pé esquerdo tocar o chão.
  7. Quando sentir o coração disparar, assopre– Em uma entrevista de emprego, reunião, apresentação em público ou qualquer situação que faz o coração sair pela boca, dê um jeito de assoprar bastante, em um saquinho, ou feche as mãos e improvise. Segundo a matéria, a estratégia funciona porque: “Quando sofremos uma grande descarga nervosa e não estamos em movimento, temos uma hiperventilação”. Ainda segundo a matéria: “Temos um aumento na concentração de oxigênio em um lugar chamando gás alveolar, que se localiza no alvéolo pulmonar(onde ocorrem as trocas de gazes no pulmão)”. Quando respiramos dentro de um saquinho ocorre a diminuição da frequência cardíaca, ajudando assim a frequência cardíaca a voltar ao normal, sem precisar de calmantes.
  8. Quando se sentir tenso– Esta dica eu pratico e faço questão de passar- Pratique a respiração 4/4. Inspire contando até 4, segure contando até 4 e expire contando até 4. Acredito ter o mesmo efeito da dica numero 6, pois mantemos e equilíbrio e não demonstramos nervosismo algum ao praticá-la. 

Aproveite e faça bom uso das dicas!

Abraços,

Claudia Menezes

Fonte: Revista Galileu 2007 

 

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Uma resposta a Como usamos a mente para enganar o corpo! Veja truques.

  1. Reblogged this on Café Com Ideias and commented:

    Café Com Ideias: Mente e corpo andam juntos, em todos os sentidos. Agora que podemos aliviar a dor de uma com a expertise da outra, isso é novidade. Isso mesmo, podemos enganar o corpo com o uso da mente. Confira:

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