“A importância da Marca”

Imagem

No Café Com Ideias de hoje, falaremos sobre a Importância da Marca. Afinal o que é Marca?

“Uma Marca é um produto ou serviço ao qual foram dados uma identidade, um nome e valor adicional de uma imagem de marca. A imagem é desenvolvida pela propaganda ou em todas as outras comunicações associadas ao produto, incluindo a sua embalagem”  (O Império das Marcas)

Ideia:Os consumidores se baseiam nas mensagens de benefícios que as marcas conseguem transmitir, o que, para tal atividade, exige muita criatividade e empenho dos empresários e executivos. A verdade é que são poucas as empresas que possuem uma estrutura de gestão voltada para a exploração e dimensionamento de marcas e suas atividades. Independente do tamanho ou atividade da empresa, o ideal é que aplique estratégias voltadas para a sua marca.

Para José Roberto Martins autor do livro, “Grandes Marcas Grandes Negócios”, são esses os princípios elementares de uma marca:

  1. Identidade;
  2. Nome;
  3. Desenho;
  4. Proteção Legal;
  5. Comunicação;
  6. Reputação;
  7. Gerenciamento.

“É necessário que você compreenda a marca como parte essencial de um processo interminável e integrado de gestão, cujo objetivo é a busca do aperfeiçoamento, reconhecimento, respeito e  a satisfação dos seus consumidores. Em resumo, para tomar emprestado o slogan de uma marca muito conhecida e valorizada como a Gelol: “Não basta ter marca, tem que participar!”.” 

Ideia: As marcas mais famosas e respeitadas, reúnem os sete componentes citados acima. São elas: Coca-cola, Omo, Pão de Açúcar, Levi’s, Pullman, Arno, IBM, Quaker, Nestlé, Hering, dentre milhares. Não podemos dizer que apenas o dinheiro as fizeram conhecidas e respeitadas pelos seus consumidores. O diferencial delas sobre você e sobre as demais empresas que entrarão no mercado é o histórico de décadas bem sucedidas de atuação, o que não significa que não tenham problemas no processo de gestão. Devido à concorrência ainda restrita no ambiente econômico do passado, a maioria dos concorrentes não encontra dificuldades em impor suas marcas e padrões. Bastava trabalhar com o mínimo necessário: excelente atendimento, entrega em tempo hábil e confiança.

” Seja qual for a sua atividade, no ambiente econômico atual, encontramos uma concorrência forte, bem organizada e disposta a criar o maior volume possível de dificuldades à entrada de novas marcas. Para piorar, a verdade é que a maioria das empresas oferece, quase sempre, produtos ou serviços com diferenciais técnicos e de imagem extremamente discretos entre si.”

Ideia: Existem pessoas que tomam decisões apenas baseando-se em experiências acumuladas; muitas vezes tornando-as em regras. É preciso saber lidar com os paradigmas, não que sejam ruins, podendo inclusive nos proteger e limitar, mas quando chegam a impedir e até mesmo nos limitar, se transformam em grandes problemas.

No próximo post falaremos sobre as vantagem da marca. Fique atento(a)!

Abraços,

Claudia Menezes.

Fonte: Império das Marcas-Grandes Marcas Grandes Negócios.

Esta entrada foi publicada em Café Com Idéias com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s