O bem sucedido empresário britânico Richard Branson dá pistas de sucesso em seu livro: “Like a Virgin”!

Imagem

Lendo uma preciosa obra: “ Like a Virgin” de Richard Branson, um dos empresários mais bem sucedidos no mundo dos negócios  resolvi dividir com meus leitores seus ensinamentos. No livro, Branson dá pistas importantes de como transformar seu negócio em algo muito maior.

  1. Se não gosta, não faça: “Criar uma empresa requer muito trabalho e tempo, portanto, é bom que aprecie o que faz. Quando abri a “Virgin” em um porão na zona oeste de Londres, não existia nenhum grande plano ou estratégia. Eu queria apenas criar algo que as pessoas gostassem de usar e com que eu pudesse me divertir e ao final do dia, rezava para que tivesse como pagar as contas.Para mim, construir uma empresa é fazer algo de que você possa ter orgulho, é reunir profissionais talentosos e criar algo que faça a diferença na vida das pessoas. Assim como os artistas, os homens de negócios têm de definir cada pormenor para se bem-sucedidos ao montar uma empresa. Entretanto, ao contrário de uma obra de arte, uma empresa nunca termina.”

Sendo assim, de acordo com Branson, se um empreendedor, seja ele qual for, colocar em prática esses princípios, terá uma boa iniciativa para transformar seu negócio em um grande negócio e pagará as suas contas.

  1. Seja inovador, crie algo diferente: “Quer você tenha um produto, um serviço ou uma marca, não é fácil iniciar uma empresa e prosperar no mundo moderno. Aliás, hoje você tem de fazer algo radicalmente diferente para deixar sua marca. Veja as empresas mais bem sucedidas dos últimos anos. A Microsoft, o Google, a Apple e o Faceboock, por exemplo, revolucionaram o mundo com coisas até então nunca feitas, e depois foram inovando continuamente. Hoje essas empresas estão entre as forças dominantes.Nem todo mundo pode aspirar a tais níveis. No entanto, caso você resolva entrar em um segmento já abarrotado, é bom estar preparado para oferecer ao cliente um serviço que detone a concorrência.Quando criamos a Virgin Atlantic, a propaganda positiva que criamos explorava o simples fato de que nossas tripulações eram muito simpáticas com  os nossos passageiros.”

Branson nesse trecho destaca como é importante se diferenciar e mais que isso, inovar sempre. Costumo dizer em minhas palestras: “Quando duas pessoas estão em um mesmo lugar, fazendo a mesma coisa, uma se tornará desnecessária.” Pode acreditar nisso, ou você se torna o melhor ou deixará a pista livre.

  1. O orgulho da associação opera maravilhas: “As empresas nada mais são do que um grupo de pessoas, que, por sua vez, constituem indiscutivelmente o seu maior patrimônio. Aliás, na maioria das empresas, as pessoas são seu principal produto.Para mim, não há nada mais triste do que ouvir alguém se lamentar do lugar em que trabalha. Ter orgulho de sua associação com a sua empresa gera um nível especial de apoio e dedicação que constitui um enorme diferencial em um mundo cheio de mediocridade e indiferença.”

Apesar de ainda existir empresas com mentalidade da “Era Industrial Clássica”, hoje busca-se valorizar o capital intelectual. As pessoas não só precisam fazer parte do processo, como estar comprometidas com a organização. Acredito ser este o valor principal que Branson busca passar no decorrer da leitura: Valorização do pessoal.

  1. Lidere ouvindo: “Para se tornar um bom líder, é preciso saber ouvir.  Claro que é preciso saber o que quer e impor seus pontos de vista aos outros sem que haja algum tipo de debate e certo grau de consenso. Ninguém tem o monopólio das boas ideias e dos bons conselhos. Vá até lá, ouça as pessoas, deixe-as à vontade e saiba o que elas têm a dizer. Nunca critique abertamente as pessoas, nunca perca a paciência e seja rápido para aplaudir o trabalho bem feito. As pessoas prosperam com os elogios. Normalmente, não precisamos lhes dizer quando elas erram porque, na maioria das vezes, elas sabem.

Interessante essa dica, aconteceu uma situação parecida comigo nesta semana. Estava aplicando uma prova que segundo diretrizes da coordenação poderia ser em dupla, mas isso não significava que poderia ter consulta. Então solicitei aos alunos que não utilizassem nenhuma forma de consulta, inclusive celular. Com o decorrer do tempo, vi que uma aluna fazia exatamente o contrário, usando o celular, quando a adverti. Essa aluna simplesmente jogou o celular na carteira da frente, fazendo questão de demonstrar a revolta que sentia. No momento também fiquei perplexa e de ímpeto pensei em adverti-la novamente, então, contei até cinco e pensei comigo: “ela sabe o que fez, não chamarei a sua atenção  na presença de todos.” Não deu outra, terminando a prova, ela veio me pedir para repetir um trabalho que havia perdido e ficado com uma nota baixa. Simplesmente disse tudo a ela apenas com um olhar: “claro, vou passar para você o trabalho”, de uma coisa estava certa, até aquela atitude de rebeldia, seu conceito seria outro. Ou seja, é mesmo interessante pensar antes de revidar a um erro. As consequências tardam, mas não falham.

  1. Seja visível: “Um bom líder não fica sentado atrás de uma mesa.”

Branson faz questão de destacar que nunca trabalhou em um escritório. Trabalhava em casa e sempre fazia questão de visitar e conhecer pessoas. Andava com um bloquinho de papel, anotando todas as ideias que surgissem pelo caminho.

“Há quem possa dizer que isso tudo é muito fácil quando se trata de uma empresa pequena, mas na Virgin nós procuramos nomear para a companhia diretores que tenham a mesma filosofia. Desse modo, podemos dirigir um grande grupo de empresas da mesma maneira que um pequeno empresário dirige um negócio familiar-mantendo um serviço proativo, responsivo e simpático.”

Acredito ser diferente visibilidade de estrelismo. Você tem que procurar estar em evidência, mas cuidar para não agir com estrelismo em excesso e um dia ter o brilho ofuscado. Branson é um exemplo disso, com toda a sua riqueza e exuberância, continua próximo das pessoas, afinal, sabe que toda a base de seu patrimônio são e sempre serão as “pessoas”.

Espero que aproveitem essas preciosas dicas e tenham bons resultados! Compartilharei mais sobre esta deliciosa e enriquecedora obra.

Abraços,

 

Claudia Menezes.

Fonte: Like a Virgin- Os segredos do empresário mais excêntrico do mundo-Richard Branson.

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Café Com Idéias com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s