O Alquimista e um jovem rapaz cavalgavam pelas areias deserto em silêncio, uma vez que se aproximavam da zona de combates mais violentos. E aquele rapaz, sempre procurava escutar seu coração. Porém seu coração era muito difícil. O rapaz, costumava partir sempre, mas passou a querer apenas chegar. Seu coração muitas vezes ficava contando as horas de saudades que vivera. Até mesmo um simples pôr do sol, o fazia chorar. Quando falava para o rapaz sobre o tesouro, seu coração batia mais rápido. Nunca estava em silêncio, mesmo quando o Alquimista ficava em profundo silêncio.
“_Por que temos que escutar o coração? _ perguntou o rapaz quando acamparam aquele dia.
_Porque, onde ele estiver, é onde estará o seu tesouro.
_Meu coração é agitado – disse o rapaz.
_Tem sonhos, se emociona, e está apaixonado por uma mulher do deserto. Ele me pede coisas e não me deixa muitas noites, quando penso nela.
_É bom, seu coração está vivo. Continue a ouvir o que ele tem para dizer.
Nos três dias seguintes os dois passaram por alguns guerreiros, e viram outros guerreiros no horizonte. O coração do rapaz começou a falar sobre o medo. Contava para o rapaz histórias que tinha ouvido da Alma do Mundo, histórias de homens que foram em busca de seus tesouros e jamais o encontraram. Às vezes assustava o rapaz com o pensamento de que poderia não conseguir o tesouro, ou poderia morrer no deserto. Outras vezes dizia para o rapaz que já estava satisfeito, que já havia encontrado um amor e muitas moedas de ouro.
_Meu coração é traiçoeiro – disse o rapaz ao Alquimista, quando eles pararam para descansar um pouco os cavalos. _Não quer que eu continue.
_Isto é bom – respondeu o Alquimista.
_prova que seu coração está vivo. É natural ter medo de trocar por um sonho tudo aquilo que já se conseguiu.
_Então, para que devo escutar meu coração?
_Porque você jamais vai conseguir mantê-lo calado. E mesmo que finja não escutar o que ele diz, ele estará dentro do seu peito, repetindo sempre o que pensa sobre a vida e o mundo.
_Mesmo que ele seja traiçoeiro?
_A traição é o golpe que você não espera. Se você conhecer bem seu coração, ele jamais conseguirá isto. Porque você conhecerá seus sonhos e desejos, e saberá lidar com eles.
“Ninguém consegue fugir do seu coração. Por isso é melhor escutar o que ele fala. Para que jamais venha um golpe que você não espera”.”
Fonte: O Alquimista (Paulo Coelho).
Cláudia, parabéns pelo artigo – simples, direto, em forma de história – ficou interessante, passou uma mensagem legal – parabéns – Mauro Condé -http://malucomg.wordpress.com/
Obrigada Mauro. Gostei muito do Alquimista..já devo ter lido umas três vezes. Quis compartilhar. Abraços,
Abraços!