O sono é o maior aliado dos diabéticos!

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Hoje falaremos sobre um tema importantíssimo que é a saúde. Ouvimos dizer que o ideal é dormir no mínimo 8 horas por dia, pois o sono além de rejuvenescer, propicia toda a energia que o corpo utiliza no decorrer do dia, entre outros benefícios do mesmo. Agora o mais interessante é saber que ele é um grande aliado para quem tem diabetes. Lendo o livro “Pílulas de Neurociência Para uma Vida Melhor”, deparei-me com este estudo, achei muito interessante e resolvi dividir com meus seguidores. Veja:

” O Sono, o açúcar e o diabetes adulto

O diabetes é uma doença que, à primeira vista, parece um paradoxo: se a glicose é uma fonte de energia importante para o corpo, tê-la em níveis elevados no sangue que circula para alimentar as células da ponta dos pés à raiz dos cabelos deveria ser uma vantagem, certo?

Errado. O problema principal do diabetes não é a quantidade elevada de glicose no sangue, e sim o que faz com que ela fique elevada: uma dificuldade do corpo para retirar a glicose do sangue e jogá-la para o interior das células, onde ela é utilizada como energia.

Captar glicose do sangue requer o hormônio insulina: se ele não é produzido em quantidade suficiente ou se as células não respondem  a ele – porque se tornaram “tolerantes”, por exemplo -, elas ficam sem glicose e sofrem de inanição, apesar de toda a glicose circulante. Os níveis sanguíneos de glicose elevados são apenas uma consequência; sua causa, o fato de a glicose não conseguir passar para onde deveria estar; dentro das células. Os problemas de saúde resultantes são decorrência da inanição celular.

O que o cérebro tem a ver com isso? Surpreendentemente, um estudo da Universidade de Chicago mostrou que o sono – ou, mais especificamente, a fase sem sonhos do sono – é fundamental para regular o metabolismo de glicose pelo corpo. A equipe já havia constatado que a forma adulta do diabetes, associada à tolerância à insulina, é mais comum entre pessoas que têm problemas de sono ou insônia, e que a privação de sono de modo geral leva à tolerância à insulina.

A equipe agora conclui que passar três noites seguidas especificamente sem a fase de sono sem sonhos, ainda que como o mesmo tempo total de sono, é suficiente para que voluntários jovens, magros e saudáveis sofram uma redução de  25% da sua sensibilidade à insulina, o que diminui sua capacidade de utilizar a glicose do sangue – uma redução equivalente  à causada pelo ganho de 8 a 13 quilos de peso e à encontrada em pacientes idosos ou obesos, com alto risco de desenvolver diabetes adulto.

O estudo levanta uma possibilidade intrigante: a elevada incidência de diabetes adulto em idosos e obesos pode estar relacionada a distúrbios do sono, comum nessas pessoas, ou ao menos ser acentuada neles pela falta de sono.

Vai levar algum tempo até que essa possibilidade seja examinada. Mas, enquanto isso, cuidar da distribuição de glicose para as células do seu corpo não é mais uma ótima razão para dormir sempre? ”

Fonte: “Pílulas De Neurociência Para Uma Vida Melhor” Suzana Herculano-Houzel.

Dicas para um bom sono:

Horas antes de dormir:

  • Evite assistir tv;
  • Jogar vídeo games, ou outros jogos que deixam a mente acelerada;
  • Ficar na internet;
  • Evite tudo que tiver cafeína;
  • Evite discussões;
  • Preocupações(repouse e retorne no dia seguinte a pensar nos problemas).

Habitue-se à:

  • Manter o pensamento saudável e positivo;
  • Medite ao deitar e faça uma prece, pedindo bons sonhos;
  • Tome um chá de camomila ou erva doce;
  • Coloque uma luz azul ou amarela bem pequenina, ajuda a tornar o ambiente aconchegante;
  • Faça uma leitura serena, nada de violência, drama(algo que acelere);
  • Se durante a madrugada acordar e perder o sono, não busque distração, pelo contrário, faça uma leitura ou mesmo conte carneirinhos, quietinho(a) na cama.

Deixe seu comentário, ou dicas para um novo tema!

Abraços,

Claudia Menezes.

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