Saber lidar com a “Incomodidade”

Imagem

Certa vez li  duas frases em um só livro, que nunca mais saíram da minha mente: ” O saber não ocupa espaço” e  outra “Cultura sem aplicação, ferramenta em desuso”. Cheguei a conclusão de que não só deveria aprender sempre, como deveria também dividir o aprendizado com as pessoas de alguma forma, ou as minhas ferramentas se enferrujariam. E foi através deste blog que decidi compartilhar aquilo que aprendi, estou aprendo e ainda tenho muito a aprender. Decidi também, trazer para o mesmo, trechos interessantes de livros que li, leio e ainda terei muitos para ler. Pretendo fazê-lo com uma periodicidade maior, para que o leitor dê continuidade nas dicas,adquira as ferramentas imprescindíveis que irei disponibilizar e também compartilhe com as demais pessoas. Afinal, se não fizermos  algo que possa agregar valor às pessoas, pergunto: Porque razão viemos a este mundo?

Lendo e aprendendo com o livro: “Auto Liderança Manual Para Treinadores e Consultores de Projetos Pessoais“, resolvi dividir com meus seguidores e visitantes um tema interessantíssimo que é a “Incomodidade”. Na verdade ela está presente em nossas vidas constantemente, pois somos constantes avaliadores e aprovadores ou não de determinados comportamentos, pensamentos, entre outros. Vamos juntos ler trechos deste conceituado livro:

Primeiro Passo:

 -“O primeiro passo é a sensação de incomodidade que nasce quando ocorre o seguinte: Ainda que tenha uma vida confortável, no fundo sabe que algo não está bem. Ainda que seu trabalho ou negócio sejam bons, seu par seja fiel, seus filhos sejam saudáveis, lindos e estudem em colégio caro e suas contas estejam pagas, existe em seu coração uma sensação de incomodidade e de que algo está mal.

Este sentimento de incomodidade é algo anterior ao cansaço total da vida que leva. É um impulso indefinido de querer algo diferente, mas não sabe identificar ainda. Esta incomodidade brota do fundo da alma. De seu Sonho mais amado, que ainda dorme em seu inconsciente.

Incomoda-lhe algo não identificado e não sabe bem o que lhe ocorre. Tampouco tem uma visão precisa e ainda não há uma convicção de uma mudança, somente um impulso e uma certa inquietude que incomoda de vez em quando, mas fora disso, nada mais.

Pode escolher duas opções: Acalmar esta inquietude e se esquecer disto ou seguir adiante se fazendo perguntas poderosas, até chegar à Busca séria.

Pode eleger ser honesto e ingressar no Processo de mudança até despertar o Líder Interno ou adormecer novamente, usando as anestesias familiares, laborais e sociais. 

Pode escolher adormecer novamente como fazem milhões a esta hora, enquanto você lê este livro. E anestesiar-se indo ao bar, evadindo-se nas distintas diversões ou embrutecendo-se mais no trabalho, ou tendo um amante, jogando cartas, indo a festas a cada noite até tarde com seus amigos. Álcool, sexo drogas, amigas, amigos e vida noturna e muitas outras maneiras de se evadir da realidade.

A sociedade moderna se especializa em lhe oferecer este tipo de coisa, mas assim, seu corpo se intoxicará mais, seu coração se envenenará mais e sua mente adormecerá novamente e sua Energia de reserva irá desaparecendo.

Se for mulher, pode diminuir e inclusive apagar por alguns anos esta inquietude, ficando grávida novamente ou indo ao shopping de compras compulsivamente, falando horas por telefone com suas amigas, assistindo a todas as bodas ou a um curso de bordado e ponto de cruz, ou indo à disco, bebendo e se drogando. É algo que está na moda na sociedade moderna.

Há uma só maneira de mudar, tomado a decisão, e há mil desculpas e maneiras para adormecer mais na autolástima, mas se elege seguir anestesiado não acabará com o probleminha de sua consciência e com a incomodidade que não lhe deixará dormir. 

 

-” A outra opção, que é mais inteligente e madura, mas requer trabalho, é começar a pensar mais profundo até dar o segundo passo da Busca e Dar-se conta de que realmente lhe falta algo. Dar-se conta que outros governam sua vida e não tem Autoestima ou Autonomia. Dar-se conta que você sobrevive em uma rotina mecânica, do trabalho para a casa ou de um matrimônio a outro. 

Dar-se conta que nem o tabaco, o álcool nem o sexo descontrolado, nem as drogas, nem os negócios, nem acumular propriedades, fama, fortuna ou aparente “autoridade política” lhe farão maior, poderoso e livre por dentro. Estas ocupações e distrações são anestesias doces ou amargas que não darão nada melhor nem mais profundo. 

Mas se você elege a opção madura, a de inquirir o porquê de sua incomodidade, inconformismo ou rebeldia, chegará a Dar-se conta de várias coisas. Então nasce o Poder do Desejo Ardente e tudo começa com uma Busca apaixonada de algo distinto e ainda desconhecido, que está dentro de você mesmo.”

O Segundo passo é o Dar-se Conta, que ensina a identificar o que não está bem em sua vida e como mudar. Veremos no próximo Post. 

Participe dando sua opinião e fique atento!

Abraços,

Claudia Menezes.

Fonte: Auto Liderança Manual para Treinadores e Consultores de Projetos Pessoais.

            Suryvan Solar- Autor de “Liderança de Equipes”

“Antes de Liderar os outros, dirigir empresas, governar nações, aprende a ser Líder de si mesmo e de sua própria vida” (Suryvan)

 

 

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Sem categoria com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s