As empresas, seu chefe e seus contatos, sabem o que você faz pelas redes sociais!

Imagem

Por Claudia Menezes,

“Sorria você está sendo filmado.” Esta frase é muito comum hoje em dia na maioria das repartições e sua finalidade é dar segurança a quem a coloca em destaque. Hoje as redes sociais trazem esta realidade e mais do que isso: podem revelar inclusive aquilo que você jamais pensava em evidenciar. Existe uma gama de opções para se expor hoje pela internet, aumentando assim, proporcionalmente a sua falta de privacidade. Já ouviu aquele termo: “O papel aceita tudo”? Termo este utilizado na construção de um currículo, ou seja, no papel você pode ser o que o seu entrevistador quer que você seja. Mas agora a realidade é outra, pois o que você coloca ali no currículo, pode entrar em contradição com a sua exposição nas redes sociais. E o que eu quero dizer é: as empresas, seu chefe, seu futuro chefe e seus contatos, buscam maiores informações a seu respeito, através das redes sociais e conseguem. Por isso, é importante tomar muito cuidado com o que você disponibiliza, sejam posts, fotos, comentários, sentimentos, piadas e etc. Quantas vezes, vejo pessoas conhecidas que passam aquela impressão de serem sérias, focadas, altamente educadas, discretas e profissionais, mas quando vejo suas publicações  nas redes sociais, utilizam palavrões, jargões, fotos indiscretas, ou mesmo insultando alguém. Sabe aquela frase: “A vingança tarda mais não falha”, “Desta vez alguém se ferrou” ou mesmo: “Fulana está provando do próprio veneno”, “Aquela cachorra vai me pagar” e quando se referem a relacionamentos frustrados, e etc? Colocam fotos indiscretíssimas, quase nuas, frases preconceituosas e assim por diante; não imaginam que de uma forma ou de outra, além de serem observadas, podem estar sendo  julgadas também.

As dicas que dou para meus clientes que questionam a respeito dos contatos e publicações feitos nas redes sociais no serviço, ou em geral são:

  • Adicione aquelas pessoas que realmente são confiáveis e próximas à você;
  • Evite adicionar seus superiores, clientes, fornecedores, a não ser que seu face seja bem profissional;
  • Evite nas redes sociais (tanto no perfil, como nos posts)fotos sensuais, de roupa de banho, copo de bebida nas mãos(com exceções );
  • Evite contar sua vida pessoal, fazer das redes sociais um muro de lamentações. Usá-las como pombo correio, ou caixinha surpresa.
  • Falar mal do chefe, colegas de trabalho e qualquer outra pessoa.
  • Fazer ameaças, colocar telefones e endereços pessoais e etc.
  • Expor os demais usuários ao ridículo.                                                     

Quanto mais discreto(a), mais terá sua privacidade preservada e melhor será avaliado(a) pelos demais usuários. Outra coisa que acho um verdadeiro absurdo é colocar algo exposto na linha do tempo de outra pessoa, sem sua permissão, principalmente propaganda. Se acontece comigo, deleto imediatamente e dependendo da pessoa, bloqueio também, afinal, a rede social é uma ferramenta privada, onde precisamos inclusive de senha para operá-la, ou seja, confidencial! Outra situação bizarra: você posta algo e a outra pessoa(geralmente pouco conhecida), comenta algo deselegante, pelas barbas do profeta!

Uma pesquisa feita pelo instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC) para VOCÊ S/A revela que é crescente o número de empresas que observam o comportamento de profissionais nas redes sociais, tanto na hora de contratar quanto ao longo de sua permanência no emprego. http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/187/noticias/as-empresas-olham-tudo

Por isso, faça com que as redes sociais estejam a seu favor e não contra você. Aproveite-as para passar uma imagem positiva e profissional. Utilize-as a seu favor, na hora de mudar de emprego, mudar de cargo ou mesmo se apresentar para um projeto. Participe de grupos que tenha afinidade com seu perfil, aumente seu network. Imagine que você é um produto e está exposto em uma prateleira de um supermercado, em qual posição se encontra? Como é a iluminação? E a sua data de vencimento? Olhe para seus concorrentes ao lado, como eles se posicionam em relação à você? Quem se destaca mais? O que é preciso ser feito para que tenha uma melhor visibilidade? Quem vai te comprar? E por que? Pense em tudo isto e lembre-se sempre: Você está sendo observado o tempo inteiro, até mesmo quando está dormindo, sendo assim, cuide de sua imagem, ou alguém o fará por você!

Abraços,

Claudia Menezes

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Carreira com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a As empresas, seu chefe e seus contatos, sabem o que você faz pelas redes sociais!

  1. malucomg diz:

    Cláudia – muito bom este seu post – parecem dicas óbvias(e são) e por isto fazem sucesso elas mostram para as pessoas o óbvio disfarçado bem na frente delas

  2. Verdade Mauro. Como vi na sua palestra ontem, devemos fazer o simples, ou seja, mesmo sendo óbvio, tem pessoas que não se atinam para o excesso de exposição nas redes sociais. Obrigada e abraços!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s