Como nos comunicamos de maneira verbal e não verbal e como podemos conquistar o mundo? Veja técnicas do Rapport:

Image

No Café Com Ideias de hoje, trataremos de um tema muito interessante e de grande utilização tanto  nas organizações, como  na vida pessoal. A importância da comunicação verbal e não verbal e a utilização das técnicas do Rapport para uma relação bem sucedida.

Muito se ouve falar que a comunicação acontece tanto do canal verbal como do canal  não verbal, e é verdade. Transmitimos ou não nossos sentimentos através do gestual, sendo através do olhar, da respiração, gestos ou até mesmo quando  não esboçamos nenhuma reação. Ou seja, o corpo fala realmente. Começamos então a entender o mundo do outro, ou simplesmente, como a nossa comunicação será estabelecida, seja de maneira satisfatória ou insatisfatória. Então, se a comunicação se iniciar de maneira insatisfatória, conseguimos modificá-la para que se torne satisfatória? Claro que sim, mas para isso, é necessário habilidade, além de uma boa leitura do nosso comportamento e do comportamento da outra parte. Também é necessário a utilização de uma ferramenta poderosa que se chama Rapport e veremos mais sobre ela no decorrer da leitura.

Vamos entender primeiramente como nos comunicamos de maneira não verbal e o que significa:

  • Postura reta e voltada para frente- denota interesse, confiança, participação e satisfação;
  • Postura voltada para trás- desinteresse, desconfiança;
  • Cruzar os braços- desconfiança, fechado para negociações;
  • Debruçar sobre a mesa- preguiça, descrença;
  • Mãos no queixo- dúvida; (aqui pode ocorrer um diálogo interno)
  • Gesticular muito- nervosismo, ansiedade;
  • Passar as mãos no cabelo, roer unhas, apertar as mãos, entre outros gestos- insegurança, nervosismo.
  • Esboçar um sorriso- simpatia, afabilidade, (praticar o rapport);
  • Cumprimentar com as mãos soltas- desinteresse, antipatia;
  • Apertar as mãos, interesse, confiança, aliança;
  • Conversar de óculos escuros- fuga.

A comunicação verbal e não verbal tem sido muito utilizada nas empresas, principalmente nos processos de seleção. Por isso os candidatos precisam estar atentos e se prepararem para uma entrevista, pois sem mesmo dizer uma só palavra, este candidato, poderá já estar passando por um processo de avaliação pela postura não verbal. Ou seja, não adianta preparar o que vai dizer em uma entrevista e ao mesmo tempo, entrar em contradição pelo gestual.

Na Neurolinguística praticamos e indicamos sempre o Rapport (palavra francesa que significa relação, empatia). Quando praticamos o Rapport, nos colocamos no lugar do outro, nos tornamos empáticos e afáveis.

Como praticar o Rapport e se tornar bem sucedido nos relacionamentos e na vida profissional?

Sempre que for estabelecer uma relação, coloque-se no lugar do outro. Imagine como gostaria de ser tratado se estivesse na posição oposta. Esboce um sorriso, uma feição positiva. Chame o outro pelo nome sempre que possível, evite o: Ei..coisinha..você ai..e etc. Um exemplo: se quiser ser bem atendido(a) em um restaurante ou barzinho, pergunte o nome do garçom e chame-o pelo nome; pode crer que terá um atendimento diferenciado. O mesmo acontecerá em uma loja, ou qualquer outra repartição. Experimente!

Pratique o método “Espelhamento” do Rapport, ou seja, considere seu opositor uma imagem sua refletida no espelho, se possível, acompanhe seu gestual, tomando cuidado para não imitá-lo de forma repetitiva.

Não confunda Rapport com liberdade em excesso, afinal, para cada ocasião, desenvolvemos uma forma de nos comunicarmos de maneira eficiente e assertiva.

Onde quer que seja, aonde quer que vá, torne sua comunicação bem sucedida, estabeleça o Rapport, seja empático e valorize as pessoas. Observe como o mundo se voltará a seu favor.

Abraços,

Claudia Menezes.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Café Com Idéias com as etiquetas , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s