Café Com Ideias: Fraudes Corporativas. Entrevista com Fábio Gomes.

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Hoje o Café Com Ideias traz um tema pouco conhecido e de extrema importância para as organizações: Fraudes Corporativas. Nosso convidado especial é o Professor, Especialista em Gestão Estratégica e Consultor Fábio Gomes, que permitiu a divulgação de  uma entrevista cedida por ele à Revista Supermercado Moderno em 2013 e ainda nos fornece uma prévia sobre o assunto:

Por Fábio Gomes,

“No atual cenário político e econômico brasileiro estamos lidando com episódios contínuos de esquemas de corrupção identificados, processados e punidos pelo STF. As organizações não estão à margem destes eventos e, portanto, precisam se preparar para prevenir e combater as Fraudes Corporativas. A Fraude Corporativa caracteriza-se pela ação intencional e com dolo, praticada por agentes internos ou externos, sejam colaboradores diretos da empresa, como seus prestadores de serviços alocados no ambiente empresarial, de forma não autorizada, com vistas a atentar contra os ativos empresariais, suprimindo destes seus resultados.Os efeitos colaterais de um evento de fraude corporativa ou corrupção podem ser ainda maiores do que o impacto financeiro direto, afetando a reputação da empresa e da marca, o preço das ações, a relação de negócio com investidores, reguladores, clientes, fornecedores e terceiros, assim como a motivação dos funcionários e a própria cultura corporativa.As fraudes provocam, além das altas perdas financeiras, outras conseqüências por demais devastas.No âmbito do ambiente de trabalho, criam um clima de insegurança e desconfiança entre os funcionários e suas chefias.

Segue abaixo uma entrevista a respeito do assunto de suma importância para os diversos gestores que atuam no mercado de trabalho.Por desconhecer a gravidade do problema, muitas empresas não combatem fraudes corporativas:”

Abraços!

Fábio Gomes.

Entrevista cedida pelo Consultor e Professor Fábio Gomes à Revista SM Supermercado Moderno em Maio de 2013:

“Pesquisa da Attachmate Corporation e do Ponemon Institute revela que as empresas enfrentam, em média, uma tentativa de fraude por semana. Não é, portanto, apenas um problema eventual. Apenas registros internos perdidos ou roubados provocam prejuízo de quase US$ 200 por ocorrência. Ao levar em consideração que as empresas demoram, em média, 87 dias para detectar os casos e mais de três meses para descobrir a causa, fica fácil entender por que as fraudes corporativas podem fazer um negócio perder altas somas em dinheiro e ter de decretar falência. Supermercados não estão livres do problema. Mas há maneiras de evitá-lo sem gastar muito .O administrador Fábio Gomes de Barros, especialista em Gestão Estratégica da Segurança Corporativa na Vénus Consultoria e Segurança Corporativa, explica.

SM-Quais fraudes corporativas podem ocorrer dentro de redes de supermercados?

Fábio Gomes-Não há tipos específicos para o setor. A lista de ocorrências mais comuns é geral e envolve roubo de informações estratégicas, para serem vendidas a concorrentes, roubo de ativos, crimes eletrônicos, corrupção e fraudes contábeis.

SM-Quais as consequências para a empresa?

Fábio Gomes-Além de perdas financeiras, que podem levar o negócio à falência, fraudes também afetam a reputação da empresa e, consequentemente, o preço de suas ações no mercado, a relação com investidores, clientes e fornecedores, além da motivação dos funcionários. Afinal, cria-se um clima de insegurança entre equipes e chefias

SM-Quem são os fraudadores?

Fábio Gomes-Geralmente, sócios ou funcionários de departamentos em que há movimentações financeiras e de produtos, como tesouraria, contas a pagar/receber, compras, recebimento e estoque. Áreas de contratação de serviços, vendas, marketing e até RH também integram o grupo de risco. O perfil-padrão é o de homens entre 26 e 40 anos, com mais de oito meses de empresa. Eles fazem horas extras e acumulam tarefas. Apresentam sinais de enriquecimento súbito, como carro novo, viagens e equipamentos caros.

SM-Como descobrir a fraude?

Fábio Gomes-Não é difícil e nem requer altos investimentos. Basta adotar alguns mecanismos, que também previnem o problema, como código de ética, programa de auditoria e controles internos. Avaliar e observar o comportamento dos colaboradores, como linhas de parentesco, ligações afetivas entre colegas e dependência química também ajuda. Há empresas que contratam estudo de compatibilidade entre salários e padrão de vida dos funcionários, a fim de detectar enriquecimento súbito. Vale ainda implantar esquema de rotatividade de funções em alguns departamentos, assim como sistemas de segurança empresarial corporativa, que alertam quando há ocorrência de desvios e uso incorreto de recursos, além de serviços de inteligência para flagrar vazamento de informações estratégicas. A empresa também precisa deixar claro aos colaboradores que pune fraudes corporativas em suas instalações.

SM-O que fazer com o fraudador?

Fábio Gomes-Caso a fraude não seja comprovada, o que resta é a dispensa sem justa causa. Se for confirmada, o fraudador pode ser responsabilizado nos âmbitos civil e penal. O problema é que, para evitar divulgação, muitas empresas não processam o fraudador. Apenas o demitem. Essa não é a atitude correta, porque a impunidade faz com que ele continue a fraudar em outras companhias.”

Fonte: http://www.sm.com.br/Editorias/Com-a-Palavra/Proteja-seus-negocios-20807.html

Prof. Adm. Fábio Gomes
Consultor Organizacional
CRA/MG 22.683

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