O que torna uma equipe produtiva:

Imagem

O Trabalho em equipe surgiu após a Primeira Guerra Mundial, e é um método muito utilizado na política, economia e organizações. Tem como objetivo: realizar tarefas obrigatórias ou não, proporcionar a troca de conhecimentos e compartilhar objetivos. Mas para que um trabalho em equipe seja harmonioso, é necessário que seus membros exerçam a “empatia” que significa, se colocar no lugar do outro e ainda seguir  algumas regrinhas básicas:

Escutar com paciência: Por terem ideias diferentes no grupo, muitas vezes torna-se difícil escutar. O que geralmente algumas pessoas fazem é se armar e já preparar a resposta. Neste momento é necessário exercer a calma, escutando pacientemente e claro, se posicionando caso seja necessário. Não necessariamente sendo apático, mas entender o que está sendo proposto primeiramente.

Aceitar ideias diferentes: Muitas vezes devemos aceitar a opinião de outros membros da equipe, assim como em algum momento a nossa opinião também será aceita. Jamais utilizar da ideia do outro a nosso favor, afinal, o estrelismo poderá trazer um prazer momentâneo, mas com o tempo, o arrependimento será certeiro.

Discuta ideias e jamais pessoas: Quando ocorrer algum conflito, jamais julgue o membro da equipe e sim suas ideias. Afinal, devemos separar a pessoa do problema. Geralmente, quando ocorre alguma desavença, os membros da equipe levam para o lado pessoal permanecendo sem diálogo, o que compromete todo o resultado. Ocorreu uma divergência de opinião, discuta ali (com sabedoria), naquele momento e não fique remoendo para sempre.

Compartilhe ideias e tarefas: Não queira ser o sabichão da equipe, afinal, o próprio nome diz: equipe. Você não está ali sozinho, por isso, saiba dividir ideias, tarefas e méritos, delegando a outro quando necessário for, entenda que ele está ali para somar.

Colabore sempre: Equipe não é barranco para se encostar, é um quebra-cabeça que necessita de suas peças encaixadas para funcionar. Procure saber como pode ser útil, oferecendo disponibilidade sempre que possível. Afinal, é tão prazeroso saber que contribuímos para algo.

Procure estabelecer o diálogo: Sempre que surgir dúvidas ou dificuldades que necessitem serem esclarecidas, parta para o diálogo, sem acusações. Evite o mau humor, carranca e principalmente comentários desagradáveis sobre o colega de equipe. É muito mais fácil puxar para baixo o astral de uma pessoa que levantá-la, e se agir dessa forma, contaminará toda a equipe, comprometendo também seu resultado.

Crie uma caixinha dos problemas: Estabeleça um local, seja a caixa de correios da empresa, o elevador ou até mesmo debaixo do tapete da entrada, para guardar seus problemas pessoais e somente  resgatá-los na hora de ir embora. Levar problemas pessoais para a empresa não é um bom negócio, sua cabeça não funciona livremente e por mais que tente disfarçar, estará escrito em sua testa: “Estou mal”.

Fuja de comentários desagradáveis: Por melhor que seja a empresa, sempre terá aquele membro da equipe que adora um plantão “notícias quentinhas” que na maioria das vezes são maliciosas. Corra quilômetros, ou você poderá ser o personagem principal em algum momento.

Tire o melhor da sua equipe: Aproveite sempre as boas ideias, aprenda com os erros  e faça com que o convívio em equipe seja prazeroso. Proporcione sempre o bem estar, seja proativo e sociável. Afinal, você passa mais horas no trabalho que em casa ou em momento de lazer. Ou seja, a maior parte da sua vida acontece no trabalho e estes momentos devem ser produtivos, divertidos e prazerosos.

Bom trabalho em equipe!

Abraços,

Claudia Menezes.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Sem categoria com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

6 respostas a O que torna uma equipe produtiva:

  1. renata_ollyver@yahoo.com.br diz:

    Muito interessante a matéria! O trabalho em equipe é um desafio, ao qual lidamos com frequência em nosso dia-a-dia. Por isso é importante saber respeitar a diferença um dos outros para que todos saiam ganhando! “Suba na vida… …Mas não faça as pessoas de escada!”

  2. malucomg diz:

    Oi Cláudia – excelente texto – reforça a importância da necessidade de uma equipe e depois da necessidade dela ser produtiva e produzir resultados

  3. Gilberto Palma Araujo diz:

    Muuuuito bom, Cláudia!!! Foi-se o tempo em que se produzia com um “encarregado” ou semelhante! Produz-se mais e melhor com o trabalho em equipe! Parabéns pelo texto!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s