Gestão do tempo. Comece a fazer a sua. Excelentes dicas:

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É comum ouvirmos reclamações quanto a má utilização do tempo, mais comum ainda é ouvirmos as pessoas culpando o tempo por deixarem de realizar muitas coisas. O tempo está disponível para todos e na mesma proporção, a única diferença é que uns possuem sua gestão, enquanto outros, nem sequer, conseguem controlá-lo.

Como diz um especialista amigo meu:  “Tempo nós temos de sobra, mas infelizmente, muitas vezes o que fazemos é não dar prioridades as coisas mais importantes.” E é a pura verdade!

Vamos então entender como podemos não só administrar melhor o nosso tempo, como fazê-lo render muito mais:

1) Tenha prioridades: Faça um check list todos os dias das tarefas que deverá cumprir no dia seguinte;

2) Dê um grau de importância as mesmas: A.A (Muito importante e Urgente), A.B (Muito importante e Pouco Urgente), B.B ( Pouco Importante e Pouco Urgente). Ou seja: A.A preciso fazer primeiro e rápido. A.B preciso fazer mas não é tão urgente. B.B posso fazer depois ou nem preciso fazer. Posso ainda delegá-la para que alguém faça em meu lugar ou mesmo deletá-la. Coloque as letras em frente às tarefas a fazer que estarão no check list.

3) Risque as tarefas que foram cumpridas e mantenha o exercício, atualizando sempre que necessário, mas cumpra todas aquelas que foram listadas primeiramente.

4) Utilize cores, caso prefira: ajuda muito na associação;

5) Cumpra as prioridades: jamais pule etapas ou sabote seu plano, pois as consequências virão depois;

6) Aprenda a dizer não sempre que necessário aos sabotadores do tempo: celular ( peça para ligar em outro momento), Internet- grande vilã (responda brevemente, planeje o tempo de acesso), campainha ( seja breve, ou dispense logo), colega de trabalho ( discuta apenas o que diz respeito ao trabalho e de maneira objetiva), televisão (pare em frente a ela, somente quando não tiver mais nada para fazer) e assim por diante;

7) Descubra um horário em que você é mais produtivo:Tem pessoas que se desenvolvem melhor pela manhã, outras a tarde, ou mesmo a noite. Faça desse horário seu carro chefe: utilize-o para planejar.

8) Utilize sempre uma agenda: seja de mão ou no computador, onde fará a gestão do tempo.

9) Jamais reclame do tempo e sim da sua pouca habilidade para administrá-lo: Quando assumimos os erros, temos mais chances de acertos. Sem contar que o pensamento negativo nos dá razão sempre.

10) Tenha disciplina e seja perseverante.

Aproveite e cuide do seu tempo. Abraços,

Claudia Menezes.

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