Você é responsável pela qualidade do seu sono!

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Todo mundo deseja uma noite tranquila de sono, porém não sabem como fazer para obtê-la. O sono é tão importante para a saúde quanto a alimentação e  a atividade física. Não basta dormir no mínimo oito horas de sono(que é imprescindível para a qualidade do mesmo), é importante também escolher uma roupa confortável, um colchão de qualidade, uma iluminação apropriada e principalmente se preparar mentalmente para o descanso. Como?

A nossa mente não para, mesmo quando estamos dormindo. Aí está a razão de uma noite agitada, quando o dia é corrido, ou de preocupação, quando nos encontramos com algum problema. Quando chega a noite, podemos até dormir, mas a nossa mente continua a funcionar e claro, processando tudo o que se passou. E a sensação na manhã seguinte? De cansaço, fadiga, noite mal dormida e a impressão de que o dia vai ser longo e duro. Como fazer então para garantir uma noite harmoniosa? Seguem as dicas:

Conforme já citei acima, o ambiente deve ser receptivo e confortável. É importante evitar ruídos, como tvs, músicas (mesmo aquelas mais suaves), pois não permite que haja o desligamento. Uma luz suave e de preferência azul, faz muito bem ao sono. Deve-se evitar também qualquer situação conflituosa, como discussões, preocupações e etc. Leitura, só se for  aquela que transmite paz. Caso tenha que acordar com um despertador, programe-o para despertar no silencioso, de preferência uns 10 minutos antes do horário programado, para que acorde sem afobações .Após se certificar de que tudo está em perfeita harmonia, pratique a respiração 4/4 que vai ajudar a oxigenar o cérebro: inspire contando até 4, segure contando até 4, solte contando até 4 e repita 4 vezes. Mentalize algo que transmita paz, em seguida faça uma prece. Peça para seu corpo descansar e se desprender de sua mente, peça a seu espírito  (ou alma) que descanse também. Se quiser ter bons sonhos, mentalize o que quer sonhar, caso não queira, dê um comando a sua mente e a seu espírito(ou alma) que não quer ter sonhos. Caso acorde no meio da noite, não vá para a geladeira, ou saia andando pela casa a fora, isso pode ser um sinal de ansiedade e irá retardar seu sono, tente se concentrar, mentalize novamente e retome o sono. Com certeza, após uma noite de sono bem dormida, seu dia e seus afazeres serão bem melhores e mais prósperos. Bons sonhos!Claudia Menezes.

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