Ajude o outro a mudar, conhecendo o seu caráter! O escorpião e o sapo.

 Imagem
A maior tolice das pessoas é acreditar que são capazes de mudar o outro. Quantas vezes a própria pessoa tem dificuldades de mudar a si própria. Vamos ver um exemplo? Pense em quantas vezes já tentou mudar algo em você mesmo(a), quantas vezes tem lutado para ser melhor, ter atitudes melhores, saber reagir de forma assertiva? Então, vem um desconhecedor do seu ego e tenta modificá-lo, não é incrível? E quantas vezes também não tentamos mudar o outro? Pare para pensar em quantas repetidas vezes já tentou! Isso se torna impossível pela questão do caráter que cada um tem, vamos conhecer a fábula do sapo e do escorpião para entendermos melhor:
“Certa vez, após uma enchente, um escorpião, querendo passar à outra margem do rio, aproximou-se de um sapo que estava à beira do rio e fez-lhe um pedido:
“Sapinho, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?”
 O sapo respondeu:
“Só se eu fosse tolo!  Você vai me picar, eu vou ficar paralisado e morrer.”
Mas o escorpião retrucou, dizendo:
“Isso é ridículo!  Eu não pagaria o bem com o mal.”   
E o sapo sempre se negando a levá-lo. E tanto insistiu o escorpião que o sapo, de boa-fé, confiando na lógica do aracnídeo peçonhento, concordou. Levou o escorpião nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio. No meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo.
Atingido pelo veneno, já chegando à margem do rio, moribundo, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou:
“Por que você fez isso comigo, escorpião ? Qual o porquê dessa sua maldade ? Diga-me. Por quê ?”
 E o escorpião respondeu:
“Não sei…  Sabe, não sei mesmo !!!  Talvez porque eu seja um escorpião e essa é a minha natureza…” (Fábulas e contos)
MORAL DA HISTÓRIA:  o caráter vem de berço e a ingratidão do escorpião faz parte da índole dele.
Mas nem tudo está perdido, afinal, o caráter não se muda, mas o comportamento sim. Desde que a pessoa enxergue que é necessário a mudança. Por isso, aconselho muito as pessoas em minhas palestras a não julgarem a índole do outro e sim a atitude. Como? Se alguém agir de forma individualista, ao invés de julgarmos: “Você é individualista demais” dizemos: ” A sua atitude ‘neste’ momento está sendo de individualismo” . Perceba como soa melhor, pois agindo assim, mostramos que ele está sendo individualista naquele momento, mas não quer dizer que seja sempre. Vamos ver outro exemplo: ” Você é um mentiroso(o)” quando podemos dizer: “Fico chateado(a), quando você usa a mentira em alguns momentos” , ou seja, passamos para o outro que ele só estava mentindo em um determinado período. Não é mais interessante?
Existem outras formas interessantes de nos relacionarmos melhor também, uma delas é mudando o que queremos no outro dentro de nós mesmos. Já parou para pensar que na maioria das vezes em que discute com alguém, o que está em jogo é a razão? Queremos ter a razão o tempo todo. Quando estiver em uma discussão, faça um teste, se a outra parte insistir que está com a razão, deixe-a ter mesmo, não fique insistindo, apenas diga: ” eu vou respeita-lo(a) então” e verá o resultado, espero que me conte, claro. Futuramente falarei mais sobre o “EGO” (grande vilão da humanidade), e o “SELF”(prosperidade) em um artigo. Enquanto isso, vamos praticando estas ferramentas que não só nos tornarão pessoas mais prósperas e felizes, como  ajudarão muito ao próximo:
  • Nunca force a mudança no outro, conheça primeiramente seu caráter e veja se os seus valores tem a ver com os valores dele;
  • Não julgue a personalidade e sim o comportamento atual;
  • Tente a mudança primeiramente em você, se sabe que a outra parte é tempestiva, mantenha a calma, se é passiva demais, se posicione mais e etc.
  • Vigie o EGO, não podemos ter razão sempre.

O importante é reconhecermos que somos diferentes uns dos outros e que podemos trabalhar com essas diferenças a nosso favor, não permitindo claro que essas diferenças deturpem nossos valores! Claudia Menezes.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Café Com Idéias com as etiquetas , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

3 respostas a Ajude o outro a mudar, conhecendo o seu caráter! O escorpião e o sapo.

  1. Reblogged this on Café Com Ideias and commented:

    Café Com Ideias: Vale muito a pena ler este artigo!

  2. Rose diz:

    Adorei o artigo. Lembrou e enfatizou a aula de hoje.
    Parabéns.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s